segunda-feira, 1 de julho de 2013

CRITÍCA - OS INTOCÁVEIS



Sucesso absoluto na França com 1.000.000 de espectadores e nos Estados Unidos, cujo público alcançou mais de 40 milhões de espectadores (algo raro, pois por lá eles não costumam a assistir filmes legendados). "Os Intocáveis" é baseado em fatos verídicos, que são narrados nos livros "O Segundo Suspiro", que foi escrito pelo tetraplégico Phillippe Pozzo di Borgo, e "Você Mudou a Minha Vida" que é uma versão da mesma história, mas do ponto de vista do enfermeiro argelino Abdel Sellou. Depois de ambos os livros comoverem toda a França, estava certa uma adaptação da mesma para os cinemas, com a direção e roteiro realizados pela dupla Olivier Nakache, Eric Toledano.


No filme, vemos a história do bilionário tetraplégico Phillippe (François Cluzet) que vive em uma reclusa mansão em Paris, juntamente de vários mordomos, empregados e de sua excêntrica filha de 16 anos. Mas semanalmente ele realiza junto de sua governanta uma seleção para ver quem será seu ajudante naquela semana. É então que surge o negro Driss (Omar Sy), que mesmo alertado que será como os outros e acabará largando o serviço em uma semana, aceita a função. Logo, ele acaba se tornando as pernas e os braços de Phillippe, mas com seu jeito sarcástico ele acaba retrucando um pouco as situações promovidas por seu chefe. Conforme os dias vão se passando Phillippe, que era um cara sério e sem alegria acaba descobrindo o lado bom da vida com Driss, que se torna o seu novo melhor amigo que também acaba aprendendo várias mensagens sobre um lado, só que mais culto da vida.

Fraçois Cluzet consegue exercer com perfeição o seu papel, que chega a momentos onde seu personagem consegue transpor para nós todos os dramas de ser um tetraplégico nos dias atuais. Já sua química com Omar Sy funciona completamente e este nos trás os diversos alívios cômicos da trama, que acaba se tornando uma verdadeira comédia dramática. Confesso que a história (por mais que seja diferente) consegue seguir a mesma semelhança e idéia do excelente "Antes de Partir", com Jack Nicholson e Morgan Freeman. Mas isso tudo consegue certo destaque, graças ao trabalho da equipe de filmagem e fotografia, nas quais conseguem enaltecer o brilho e as diferentes perspectivas pelos locais onde os protagonistas atravessam durante a película.


Com uma história leve e interessante de ser vista, "Os Intocáveis" nos mostra que a vida nos propõe barreiras às vezes, nas quais com muita garra e força de vontade conseguiremos superá-las. Uma verdadeira produção da sétima arte que para os cinéfilos de plantão fica a dica, pois se trata uma produção onde não há efeitos visuais, mas há somente várias situações verídicas de uma emocionante história de dois grandes amigos. RECOMENDO!

AGRADECIMENTOS:  JOSÉ RAMOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário