sábado, 4 de outubro de 2014

GAROTA EXEMPLAR


Baseado no livro da escritora Gillian Flynn, e com direção de um dos diretores mais respeitados no gênero de suspense, David Fincher ("Clube da Luta"), "Garota Exemplar" não é só uma boa adaptação da obra que se tornou best seller nos Eua, como é também uma ótima crítica aos conflitos que acontecem com os casais no mundo todo. Aqui temos a história do casal Nick Dunne (Ben Affleck, de "Argo") e Amy Dunne (Rosamund Pike, de "Jack Reacher") que estão casados há cinco anos, que enfrentam uma enorme crise sem noção das pessoas que os cercam. Ao chegar em casa no dia de aniversário de casamento deles, Nick se depara com uma enorme cena de depravação na mesma e que Amy desapareceu. É então que ao contatar a policia e conforme as investigações avançam, eles, a imprensa e povo (já que o caso ganhou repercussão nacional) acabam se convencendo que ele é o verdadeiro responsável por tudo e que a matou. Mas para provar sua inocência, ele conta com a ajuda de sua irmã gêmea Margo (Carrie Coon), e aos poucos eles vão notando que tudo que ambos sabiam não era tão pior do que eles imaginavam. 


Fincher aproveita o clima de suspense repleto de reviravoltas, para apresentar algumas referencias a suas produções anteriores como "Clube da Luta" (a fotografia sombria e as surpresas na narrativa),"Seven - Os Sete Crimes Capitais" ("Caça ao Tesouro da Espetacular Amy") e "Os Homens Que Não Amavam As Mulheres" (a abordagem e a força do ato sexual). Ele também soube aproveitar o recurso que a obra de Flynn apresentou (onde são intercaladas as narrativas de Nick (onde ele contava a repercussão do caso) e Amy (que falava sobre o que ocorria no casamento deles)), e a utilizou como uma forma de aumentar o suspense e mostrar a desconstrução da personalidade de Amy (não vou falar muito sobre isto, para não estragar as surpresas). Rosamund que sempre viveu a "donzela em perigo" e já foi salva por caras como Bruce Willis, Tom Cruise e até mesmo o Mr. Bean (em "O Retorno de Johnny English"), aqui consegue realizar uma performance tão grandiosa que já a deixará como uma das indicadas ao Oscar do próximo ano. Sua Amy nos faz amarmos até a metade do filme, mas odiá-la dai até mesmo quando a produção acaba. Já seu marido vivido por Affleck está no papel que nasceu pra ele, pois não necessita de muitos gestos (algo que ele tem de praxe) ou algo do gênero para demonstrar o medo, insegurança e principalmente as mentiras realizadas por Nick durante a projeção. Como coadjuvantes, o destaque vai para Neil Patrick Harris (o Barney de "How I Met Your Mother"), que apesar de estar com um personagem um tanto similar ao sitado no parenteses, ele ainda consegue possuir um peso ótimo para o decorrer da trama. Outro que está completamente a vontade é Tyler Perry (que está acostumado a fazer filmes vestido de mulher), como o advogado de Nick.


"Garota Exemplar" acaba se tornando mais uma produção que dividira muitas opiniões entre o público e a crítica especializada. Seja por seu final (que acabou causando revolta explicita em quase todos no cinema onde eu estava), ou pela sua abordagem fria e ácida de um "casamento perfeito". Além do fato da história exercer uma enorme crítica a imprensa jornalistica, pois mesmo não tendo noção real dos casos, suas opiniões acabam interferindo nas verdeiras investigações. Aos amantes da sétima arte este filme é obrigatório, já para o público que vai ao cinema ou assiste filmes para espairecer é uma boa pedida, só que não é o melhor filme em cartaz para se ver nesses casos. Quanto a repercussão a respeito deste figurar entre os indicados isto já é evidente (assim como ocorreu com "Capitão Phillips" ano passado, apesar de aqui se igualar mais com ótimo "Os Suspeitos" (que acabou levando uma indicação técnica, apenas)), mas creio que as futuras indicações (filme, diretor, atriz Rosemound Pike, Roteiro Adaptado) ele talvez leve apenas a última e de diretor, pois eu ainda acho cedo para defini-lo como "o melhor filme do ano".


Nota:9,0/10,0

Imagens: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário