quinta-feira, 21 de setembro de 2017

POLICIA FEDERAL: A LEI É PARA TODOS

Resultado de imagem para policia federal a lei é para todos

Sem duvidas, este consegue ser um dos longas mais polêmicos do ano, se não da história do cinema nacional. O motivo é bem simplório: ele aborda a origem da operação "Lava Jato", que até o momento parece que vai durar muito mais do que a série dos "Simpsons". Porém a grande questão que acercou o longa, foi a de que "como diabos eles já vão levar algo pro cinemas, que é recente e vemos capítulos da mesma constantemente nos telejornais?". Foi ai que o diretor Marcelo Antunez ("Até Que A Sorte Nos Separe 3") procurou misturar um pouco de "CSI", uns focar em quesitos pelos quais a imprensa não abordava na operação, e voa lá, temos o filme "Policia Federal: A Lei é Para Todos".

Resultado de imagem para policia federal a lei é para todos

O filme começa abordando que desde o inicio dos tempos existia corrupção no Brasil, desde quando Pedro Cabral chegou em nossas terras, até os dias atuais. Então somos apresentados a uma massiva operação de trafico de drogas, liderada por Julio (Bruce Gomlevsky), cuja medida que a mesma avançava, acabou tendo ligações diretamente com o doleiro Alberto Houssef. Conforme a mesma foi se expandindo, eles acabam descobrindo que existe um imenso esquema de corrupção envolto a empreiteiras e grande parte de partidos políticos, inclusive ao ex-presidente Lula.

Resultado de imagem para policia federal a lei é para todos

Como todo longa, temos que ter um protagonista e aqui a trama procura focar nos personagens de Gomlevsky e Antonio Calloni, que são os cabeças da operação, e estão bem nos papéis. Agora quando a trama começa a focar no Lula, o ator Ary Fontura transformou o arco do mesmo em uma comédia, pois sua atuação foi basicamente tentar imitar aquele e não acabou ficando algo sério, mas sim engraçado (pra se ter uma noção, ele sendo interrogado e falando "não sei de nada", tira risos de qualquer um, aquém dele lembrar o Gru com seus Minions (que são os sindicalistas), da animação "Meu Malvado Favorito"), além do fato de ter dez dedos e não nove (sim, n. Agora o que o longa insiste é aplicar cenas desnecessárias envolvendo o juiz Sergio Moro (Marcelo Serrado), onde o nome sequer é mencionado verbalmente, mas sempre 

Muitos acusam o longa de ser partidário, porém como o mesmo aborda em diversos momentos, o foco aqui é a investigação da Policia Federal, onde consequentemente acabou englobando vários partidos políticos e aparentemente quem é fanático pelo Lula ou filiado a alguns dos partidos envolvidos, vai entender o filme de forma errada. Claro, ele tem seus erros, como entupir de frases de efeito barato, colocar sequencias de ação, onde sabemos que não teve. Mas afinal de contas, se fosse feito em qualquer país, iriam fazer da exatamente da mesma forma.

"Policia Federal: A Lei é Para Todos" é um bom filme, que serve pra quem curte politica e se interessa sobre o quadro politico nacional e gosta de apoiar o nosso cinema (que vem melhorando conforme os anos). 

Obs: Não é filme da Marvel, mas tem uma cena pós créditos, onde temos a ponte pro próximo filme (que inicialmente eram previstos três, mas pelo visto vão ter uns dez, a medida que a operação cresce). 

Nota: 7,5/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário