sábado, 28 de outubro de 2017

O JARDIM DAS AFLIÇÕES

Resultado de imagem para O JARDIM DAS AFLIÇÕES

Assim como deixei claro na analise do filme "Policia Federal", ao começar a assistir "O Jardim das Aflições", não levei em conta meu pensamento politico, com em relação ao que era apresentado pelo professor e filósofo Olavo de Carvalho. O documentário acabou gerando muitas polêmicas por conta do pensamento politico de direita deste, e inclusive acabou sendo banido de alguns festivais, porém acabou ganhando merecidamente os prêmios de filme e edição, no festival de Recife. Antes de mais nada, sim, é um filme partidário, mas já deixarei claro que se você se importar com isso, não é um filme pra você.

Resultado de imagem para O JARDIM DAS AFLIÇÕES

O documentário abrange um pouco da vida de Olavo (que atualmente vive com a família nos Eua), juntamente arcos com o seu livro "O Jardim das Aflições", onde são apresentados alguns trechos, no inicio de cada uma das três partes que o mesmo apresenta, onde servem como reflexões sobre o quadro politico existente, assim como a própria vida em si. Divergindo por completo o pensamento de uns, Olavo deixa claro a todo momento de forma sucinta, que precisamos ler sobre tudo (inclusive sobre assunto que não apoiamos), pra não sair falando asneiras e pensamentos errôneos sobre datadas circunstancias. 

.

O maior destaque na narrativa é a fotografia, que explora cada ponto do ambiente em que o filme se passa (que é na casa do filosofo, e em alguns lugares que ele frequenta, nos Eua). Como se trata de um longa com uma temática politica de direita muito forte (principalmente por Olavo falar o que tem de ser falado), dependendo do seu posicionamento você sequer irá ver o longa até seu desfecho. Brevemente são intercalados momentos do livro, onde as mesmas são entrelaçadas com uma fotografia belíssima de diversos lugares destintos.

Se você for conferi-lo apenas como um apreciador do cinema independente nacional, irá ver que "O Jardim das Aflições" é um excelente documentário e que sem hipóteses é um verdadeiro avanço do gênero no cinema nacional.

Imagens: Reprodução da Internet
Nota: 10,0/10,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário