sexta-feira, 3 de novembro de 2017

O FORMIDÁVEL

O Formidável : Poster

Quem conhece e entende de cinema, sabe muito bem a importância do cineasta francês Jean-Luc Goddard. Ele começou como um diretor simplório de comédias/romances, e posteriormente avançou para filmes mais sérios e com uma enorme abordagem politica reflexiva. Porém ele não costumava ser muito partidário nas mesmas, o que acabou sempre caindo em conflito perante os militantes de partidos de esquerda, e de movimentos estudantis da época de 60/70 (época que inclusive três de seus filmes, foram barrados pela ditadura no Brasil). Pegando um pouco dessa essência, "O Formidável" procura focar mais quando Goddard estava envolto a polemica do seu longa "A Chinesa", que era estrelado pela sua musa Ana Wiazemsky (vivida pela ótima Stacy Martin), uma jovem de 17 anos pelo qual mais tarde se tornou sua segunda esposa.

Resultado de imagem para o formidavel 

Vivido com maestria por Loius Garrel (inclusive os dois se parecem e muito), ele transpôs a importância que Goddard tinha em relação a quebrar o sistema da época e a desconstrução de seu personagem, tendo como base seu casamento com Anne. As expressões na cara de Martin perante a falta de consciência do seu conjugue perante o matrimonio, e fascínio deste por politica, acabam deteriorando com a personagem aos poucos e isso fica muito notório em tela. Agora partindo pro quesito da direção de Michel Hazanavicius (vencedor do Oscar por "O Artista"), ele procurou exercer uma homenagem direta aos filmes de Goddard. A começar que ele literalmente levou algumas referencias ao pé da letra, como por exemplo, colocar ambos personagem nus enquanto discutem sobre uma cena de nudez, ou até mesmo a quebra da quarta parede em um momento breve sobre os rumos que tomariam seus próximos filmes. Não vou entrar muito no mérito da questão, pra não dar spoilers, porém devo dizer que em cada capitulo que o longa se divide rola uma notória homenagem ao estilo de Goddard. Outro ponto positivo, é que ele sequer usa e abusa o recurso da câmera tremula (onde aquele costumava usar e muito nos seus longas), e ele optou o tempo topo usufruir do que a cena tem a mostrar (vide as sequencias dos protestos). 

Resultado de imagem para o formidavel

"O Formidável" é um longa pra quem é cinéfilo e não conhecia o estilo de Goddard, ou principalmente pra quem sempre acompanhou os trabalhos do diretor (que continua na ativa com seus 87 anos). Se é um filme digno da importância do diretor pro cinema? Devo confessar que assim como longas como "Steve Jobs" e "A Rede Social", ele é abordado como um visionário mas como uma péssima pessoa, então deixarei em aberto sua conclusão sobre (lembrando que este foi um dos concorrentes da Palma de Ouro, em Cannes deste ano). RECOMENDO!

Nota: 8,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário