terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

A FORMA DA ÁGUA

A Forma da Água : Poster

Guilhemo Del Toro já se provou há tempos que é um dos melhores diretores da história do cinema. Longas como "O Labirinto do Fauno" tão ai pra comprovar, que o cineasta sabe trabalhar e muito bem com monstros e encaixa-los em ótimas histórias de fantasia. Com seu mais recente longa, "A Forma da Água", vemos que as 13 indicações ao Oscar não foram em vão e que provavelmente ele levará seu primeiro premio como diretor.

Resultado de imagem para a forma da agua

A história se passa em meados dos anos 60, onde a muda Elisa (Sally Hawkins) trabalha como faxineira em laboratório governo dos Eua. Lá ela ocasionalmente acaba se apaixonando pela criatura que foi capturada pelos militares e que vive em um cativeiro. Não vou entrar mais em mérito sobre o roteiro, pois as surpresas e emoções ficam a cargo de quando você ir assistir. 

Resultado de imagem para a forma da agua

O que posso antecipar, sem entrar no mérito de spoilers é que Del Toro consegue criar humanidade em todos os personagens sem exceções, onde vemos que todos esses tem seus problemas e hábitos que realmente são humanos (compram carros, passam roupas, cuidam dos seus filhos e etc), e isso de certa forma ajuda na construção das suas verdadeiras motivações (principalmente se tratando de uma fantasia). A personagem de Hawkins é um claro exemplo disso já nos primeiros minutos, pois acompanhamos sua rotina diária até ocorrer a ação da trama. Sua atuação foi merecida ao Oscar, que de certa forma é um caractere difícil de se fazer (porque ela se comunica apenas com linguagem de sinais). Os outros coadjuvantes indicados, Richard Jenkins ("O Ataque") e Octavia Spencer ("A Cabana"), digamos que apenas o segundo foi merecedor do fato, já que a segunda mesmo estando bem no papel, não fez uma atuação digna de tamanho reconhecimento. Quem acaba chamando bastante atenção é Michael Shannon ("Animais Noturnos") que novamente faz um papel de vilão enigmático, mas que dessa vez foi o "mais humano" que ele interpretou na carreira. 

Entrando no mérito dos quesitos gerais, o filme é belo e bem realizado (facilmente levará todos os Oscars nas categorias técnicas) e tanto os efeitos visuais, quanto o visual criado por Del Toro, realmente são convincentes. Fora as constantes homenagens as músicas e filmes que faziam sucesso em meados da década de 30 e 40 (inclusive em um breve momento temos uma homenagem a brasileira Carmen Miranda, com sua música Babalu).

"A Forma da Água" sem duvidas será o longa que finalmente consagrará o diretor Guilhermo Del Toro com seu primeiro Oscar na carreira, e que em seu termino mostra que tamanho reconhecimento pela academia com as 13 indicações foi extremamente justo. RECOMENDO!

Nota: 10,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Um comentário:

Unknown disse...

É uma boa opção para uma tarde de filmes. Michael Shannon fez um ótimo trabalho no filme. Eu vi que seu próximo projeto, Fahrenheit 451 será lançado em breve. Acho que será ótimo! Adoro ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar filmes baseados em livros. Acho que Fahrenheit 451 sera excelente! Se tornou em uma das minhas histórias preferidas desde que li o livro, quando soube que seria adaptado a um filme, fiquei na dúvida se eu a desfrutaria tanto como na versão impressa. Acabo de ver o trailer da adaptação do livro, na verdade parece muito boa, li o livro faz um tempo, mas acho que terei que ler novamente, para não perder nenhum detalhe. Sera um dos melhores filmes lançamentos em 2018 acho que é uma boa idéia fazer este tipo de adaptações cinematográficas.

Postar um comentário