terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

TRÊS ANÚNCIOS PARA UM CRIME

Resultado de imagem para Três Anúncios Para um Crime, poster

Quando foi anunciado o grande vencedor na categoria de "Melhor Filme Drama" no último Globo de Ouro, "Três Anúncios Para Um Crime" logo chamou a atenção de todos, não pelo simples fato de sequer ter sido divulgado como seus outros concorrentes, mas pelo motivo que recebeu sua consagração: ser um filme sobre estupro, em uma época onde Hollywood tem lutado contra isso massivamente. Não estou entrando no mérito de que isto está sendo errado pela parte deles, muito pelo contrário, estão muito certos disso. Só que ao desfecho dele só devo dizer que muito provavelmente ele acabe levando o Oscar de Melhor Filme por causa disso, mesmo não sendo o melhor dentre o possíveis indicados. 

Resultado de imagem para Três Anúncios Para um Crime

A história tem inicio com a mãe divorciada, Mildred (Frances McDormand, de "Queime Depois de Ler"), que depois de esperar durante sete meses uma resposta sobre o estupro, seguido de assassinato de sua filha, decide pagar para colocar frases de protestos em três outdoors, em Missouri. O fato chamou atenção de toda a cidade, e acaba gerando um enorme conflito dentre ela e o Xerife da cidade (Woody Harrelson).

Imagem relacionada

O roteiro e direção de Martin McDonagh ("Na Mira do Chefe") começa apresentando uma notória critica das autoridades com relação aos casos de estupro (que acabam passando praticamente em branco, como nos últimos anos em Hollywood), e dentro desse contexto segue apresentando sucintamente seus personagens, onde logo de cara deixa expressado o sentimento de serenidade e revolta da personagem de McDormand (que tem grandes chances de levar seu segundo Oscar de Atriz). Tudo é trabalhado de forma cuidadosa, até "certo ponto". Porque digo isso? Pelo simples fato de que em seus últimos 40 minutos o longa muda completamente seu foco central, e o destaque não só decai para o personagem de Sam Rockwell (que acabou roubando o longa, e que provavelmente levará Oscar por conta disso), como também o sentido da trama acaba sendo movido por causa de "outro álibi", ou seja, o que foi construído nos primeiros 60 minutos é deixado pra escanteio. 

Se fosse lançado há cerca de uns 4 anos, "Três Anúncios Para um Crime" sequer seria lembrado na época de premiações, muito menos se cogitaria levar tantos Oscars como ta pretendendo. Não querendo entrar em mérito que seja um filme ruim, muito pelo contrário, é uma trama muito boa, mas não digna de tamanho reconhecimento (assim como foi com "Moonlight" ano passado).

Nota: 9,0/10,0
Imagens: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário